Pesquise no Grupo AVPH

Mogno




   O Mogno ou Mogno-brasileiro é famoso por sevir para a fabricação de mobiliários de luxo, para reis e imperadores. Sua madeira é moderamente densa, dura, com boa resistência ao apodrecimento e ao ataque de cupins. Sendo muito usada e apreciada na produção de móveis pela facilidade com que é trabalhada, pela sua estabilidade e duração, além do seu aspecto, castanho-avermelhado brilhante, depois de polida e também na produção de instrumentos musicais pelo seu timbre característico e ressonância sonora, que tendem ao médio-grave, notadamente guitarras e violões mas, ainda, em alguns tambores percussivos.
   Ocorre em toda a região amazônica, com maior frequência no sul da Pará. Sendo nativo de Belize, Bolívia, Brasil (Acre, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Tocantins), Colômbia, Costa Rica, Dominica, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru e Venezuela.
   Atinge uma altura média de 25 a 30 metros, com um diâmetro médio de 50 a 80 centímetros. Uma das maiores árvores da Venezuela é um Mogno com 45 metros de altura e mais de 2 metros de diâmetro do tronco.
   Floresce nos meses de Novembro a Janeiro e a maturação dos frutos ocorre nos meses de Setembro a Novembro.
   As folhas compostas têm 8 a 10 folíolos, com 8 a 15 cm de comprimento. Sendo a árvore decídua ou semidecídua, heliófita, que habita a floresta clímax de terra firme, argilosa.
   Para a produção de mudas deve-se colher os frutos que são cápsulas lenhosas deiscentes, com sementes aladas, diretamente das árvores, quando abrirem espontaneamente e liberarem as sementes. deve-se deixar secar ao sol. Em seguida retiram-se as asas das sementes, plantando-as em terrenos organo-argiloso e cobrindo-as levemente com terra. A taxa de germinação é alta. Apenas 1,0 quilograma pode conter até 2300 sementes de viabilidade curta. Seu crescimento é rápido, podendo atingir 4 metros de altura aos 2 anos de idade. Porém quando plantadas em larga escala em monocultura, são atacadas pela Lagarta da mariposa Hypsipyla grandella, que destrói a gema apical da planta e prejudicando o crescimento da planta e a qualidade da madeira.

Dados do Vegetal:
Nome Popular: Mogno, Mogno-brasileiro, Aguano, Araputanga, Acapú, Cedro-í.
Nome Científico: Swietenia macrophylla
Local de Origem: Brasil
Diâmetro do tronco: 2,1 metros
Altura: 45 metros
Longevidade: 300 anos

Classificação Científica:
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Meliaceae
Subfamília: Caesalpinioideae
Gênero: Swietenia
Espécie: Swietenia macrophylla, R.A.King, 1886

Sinônimos:
- Swietenia belizensis Lundell
- Swietenia candollei Pittier
- Swietenia krukovii Gleason
- Swietenia macrophylla var. marabaensis Ledoux & Lobato
- Swietenia tessmannii Harms

Referências:
- Árvores Brasileiras - 5ª Ed. - Vol 1, Harri Lorenzi, PLANTARUM.




   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.