Pesquise no Grupo AVPH

Sequóia sempre verde

   A Sequóia sempre verde cujo nome é em homenagem a um grande chefe da tribo indigena norte americana Cherokee, seu nome era Sequoyah e ele foi o inventor do alfabeto Cherokee. É originária da Califórnia e destaca-se pelas dimensões recordistas que atinge no seu território de origem.
   Possuem troncos avermelhados, fibrosos, profundamente sulcados e de forma piramidal, sua casca pode atingir mais de 30 centímetros de largura, a qual protege a árvore do ataque de insetos e contra queimadas. As ramadas são pendentes e as folhas são semelhantes às do teixo, distribuindo-se ao longo dos raminhos em dois renques paralelos e opostos.
   A Sequóia sempre verde é a mais alta árvore conhecida atualmente, ultrapassam os 60 metros de altura facilmente, são conhecidos muitos exemplares com mais de 90 metros e um exemplar medido em 2004,que possuía 112,84 metros de altura e 8 metros de diâmetro (medido anteriormente em 2002 com 112,56 metros e em 2000 com 112,34 metros) situada no Humboldt Redwood State Park (norte da Califórnia), porém não reconhecido oficialmente em 1966 a Universidade da Califórnia já tinha medido uma árvore com 112 metros de altura em Founder´s Grove no mesmo parque. Considerando também que a chamada "Founder´s Tree" (árvore fundadora), situada em Dyerville Flat, possuía 110 metros de altura antes de ocorrer a queda acidental do seu topo. Atualmente são conhecidos 15 exemplares com mais de 110 metros de altura e 47 com mais de 105 metros de altura, sendo que a maior já descrita foi cortada 1912 e possuía 115,8 metros de altura. Um artigo descrito na revista Nature em 2004 calculava a altura teórica máxima de uma sequoia entre 122 e 130 metros de altura. A Sequoia sempre verde mais velha conhecida possuí 2200 anos de idade e muitas outras ultrapassam os 600 anos com facilidade. A maior Sequoia sempre verde em volume possuí 1037 metros cúbicos e existe uma descrição não comprovada de outra sequoia cortada em 1926 que possuía um volume de 1794 metros cúbicos.
   Apesar do grande desmatamento promovido na América do Norte desde o seu descobrimento, ainda existem atualmente cerca de 1740 mil acres de florestas de Sequóias sempre verde na Califórnia e em Oregon aproximadamente 255 mil acres, com uma pluviosidade média de 2500 mm.
    Apresentam reprodução sexuada e assexuada, iniciando a produção de sementes a partir dos 10 a 15 anos, porém a taxa de germinação das sementes é baixa, próxima de 20 %. As pinhas são ovoides e contém de 3 a 7 sementes com 3 a 4 mm de comprimento e 0,5 mm de espessura e com 3 a 3,5 mg, que após 8 a 9 meses da polinização, amadurecem e abrem, sendo levadas pelo vento a uma distância média de 60 a 120 metros.
   Existem algumas variações nessa espécie, sendo descritas como: adpressa, glauca, gracilis, pendula e taxifolia.

Dados da Árvore:
Nome: Sequóia sempre verde
Nome Popular: Sequóia sempre verde, Sequóia, Coast redwood.
Nome Científico: Sequoia sempervirens
Época: Holoceno
Local de Origem: EUA
Diâmetro do tronco: 8,0 metros
Altura: 115 metros
Longevidade: 2.200 anos


Reino: Plantae
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordem: Pinales
Família: Cupressaceae
Subfamília: Sequoioideae
Gênero: Sequoia
Espécie: Sequoia sempervirens, (D. Don) Endl.

Sinonimos:

Referências:



   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.