Pesquise no Grupo AVPH

Sequoia Gigante

Sequoia Gigante - Flora AVPH Sequoia Gigante - Flora AVPH Sequoia Gigante - Flora AVPH Sequoia Gigante - Flora AVPH Sequoia Gigante - Flora AVPH Sequoia Gigante - Flora AVPH Sequoia Gigante - Flora AVPH Sequoia Gigante - Flora AVPH Sequoia Gigante - Flora AVPH Sequoia Gigante - Flora AVPH Sequoia Gigante - Flora AVPH Sequoia Gigante - Flora AVPH Sequoia Gigante - Flora AVPH

   A Sequoia gigante cujo nome é em homenagem a um grande chefe da tribo indígena norte americana Cherokee, seu nome era Sequoyah e ele foi o inventor do alfabeto Cherokee. Ela é nativa de Sierra Nevada, na Califórnia, região dos Estados Unidos com zonas áridas e verões quentes e secos, conífera da família Taxodiaceae e única espécie do seu género, ela retira sabiamente a umidade de que precisa da névoa em que a sua copa alta mergulha em cada madrugada. É uma espécie monoica, competidora poderosa em florestas, elevando-se rapidamente acima das demais árvores para ganhar uma maior porcentagem dos raios solares. Elas são parentes próximas das Sequoia sempre verde.
   Essa espécie era classificada antigamente como Wellingtonia gigantea ( 1852 pelo Botânico inglês John Lindsey em honra ao Duke de Wellington ), e em 1854 o botânico francês Joseph Decaisne, acreditou que elas eram do mesmo gênero das Sequoias sempre verdes e nomeou a espécie Sequoia gigiantia. Finalmente, em 1939 o Dr. J.T. Buchholtz descobriu que o número de cromossomos das Sequoias sempre verde e das Sequoias gigantes eram diferentes. Ele renomeou a espécie criando o novo nome científico Sequoiadendron gigantium.
   Atualmente existem na Califórnia cerca de 30 mil acres de florestas de Sequoias gigantes, que se localiza a uma altitude de 1400 a 2300 metros.
   As Sequoias gigantes apresentam um tronco grosso na base, fibroso e avermelhado, gerando um de seus nomes mais comuns nos EUA Redwood,quase sem ramagem na parte inferior do tronco e sua copa é cônica no topo, os ramos são pendentes com as extremidades curvadas para cima assemelhando-se a uma coroa. A folhagem é perene e de cor verde-azulado com escamas que espiralam nos ramos e os revestem completamente. Produz pinhas abundantes no fim do verão.
   A maior Sequoia conhecida atualmente no mundo é denominada General Sherman ( primeira foto da página ), nomeada em 1879 por admiradores da Guerra Civil Norte Americana, ela se localiza no Parque Nacional das Sequoias, nos Estados Unidos, sua exata localização pode ser encontrada através das coordenadas do GPS ( N 36° 34.933 W 118° 45.145 ). Ela possuí 83 metros de altura, 6 metros de diâmetro a altura do peito ( 1,65 metros), 11,1 metros de diâmetro na base próximo ao solo, 34 metros de circunferência ( perímetro ), sua copa se expande por 33 metros, seu peso estimado é aproximadamente 5500 toneladas e volume 1490 metros cúbicos.
   A segunda maior é conhecida como Washington e está localizada no mesmo local, Parque Nacional das Sequoias, possuí 78 metros de altura, 4,9 metros de diâmetro do tronco, 30 metros de perímetro e volume de 1360 metros cúbicos.
   A terceira maior é conhecida como General Grant ( quarta imagem ) e está localizada em Grove, possuí 82 metros de altura, 32,7 metros de perímetro, 5,3 metros de diâmetro e volume de 1320 metros cúbicos.
   A maior árvore já registrada é outra Sequoia gigante, situada em Calaveras Grove, que possuía em 1841, 121 metros de altura e 9 metros de diâmetro do tronco e que a mesma deveria ter cerca de 4000 anos de idade. Para exibir uma amostra na exposição de Nova Iorque na época a incrédulos, foi cortada uma árvore 10,6 metros de diâmetro e só a casca possuía 0,6 metros de espessura.
   Na imagem acima encontramos uma Sequoia gigante de apenas 5 meses de vida e 5 centímentros de altura.
   As pinhas da Sequoia Gigante são similares as da Sequoia sempre verde, porém são bem maiores.

Dados do Vegetal:
Nome: Sequoia gigante
Nome Popular: Sequoia gigante, Giant Sequoia, Bigtree, Sierra redwood.
Nome Científico: Sequoiadendron giganteum
Época: Holoceno
Local de Origem: EUA
Diâmetro do tronco: 10,6 metros
Altura: 121 metros
Longevidade: 4000 anos


Reino: Plantae
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordem: Pinales
Família: Cupressaceae
Subfamília: Sequoioideae
Gênero: Sequoiadendron
Espécie: Sequoiadendron giganteum, (Lindley, J.Buchholz 1939)

Sinônimos:
- Wellingtonia gigantea (Lindsey, 1852)
- Sequoia gigiantia (Decaisne, 1854)

Referências:



   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.