Pesquise no Grupo AVPH

Jabuticabeira

    A Jabuticabeira (Plinia cauliflora) que produz a fruta jabuticaba tipicamente brasileira comumente encontrada em toda a Mata Atlântica e regiões próximas. Ela foi inicialmente descrita e estudada em 1828, desde então vem despertando o interesse nas mais diversas área de pesquisa. O nome Jabuticaba tem origem na lingua Tupi e significa "alimento de jabuti", pois as tartarugas terrestres conhecidas como jabuti gostam muito de comer as frutas jabuticabas e sempre que a Jabuticabeira está produzindo frutas, derruba muitas frutas no chão e os jabutis ficam sempre rodeando essas árvores buscando comer as frutas. A palavra jabuti também tem origem no Tupi e significa "Animal que come pouco".

    É uma árvore perenifólia, higrófila e que gosta de sol moderado a pleno, atinge pouco mais do que 10 metros de altura, o tronco é claro, liso, que apresenta desprendimento de casca com frequencia, propocionando aspecto manchado ao tronco, este chega a atingir 50 centímetros de diâmetro. Suas folhas são simples, de coloração verde claro a escuro e têm em média 7 centímetros de comprimento. Florescem de 2 a 5 vezes durante o ano, normalmente com maior intensidade na primavera e no verão, geralmente entre julho a agosto e entre novembro a dezembro, com os frutos amadurecendo entre agosto e setembro e entre janeiro a fevereiro, produzindo quase sempre grande quantidade de flores e frutos, que crescem aglomerados ao longo do tronco e dos galhos. Quando a árvore é obtida por plantio de semente, a primeira produção tem início somente após 8 a 12 anos de idade. As sementes demoram em média de 15 a 17 dias para germinar. Na natureza a dispersão é realizada por animais, principalmente aves, répteis e mamíferos.

    A jabuticaba é uma fruta de pequeno porte, que possuí uma grande semente em seu interior, a cor da casca pode variar do preto ao marrom rajado, a pola é branca e adocicada, muito apreciada por insetos, pássaros, répteis e mamíferos. Dentre eles o maior apreciador é o homem que inventou diversas maneiras de consumir está fruta como na forma de geleias, sucos, licores, aguardente, vinho, vinagre e principalmente in natura de prefência "apanhando do pé". Sendo muito cultivada em pomares domésticos há mais de 200 anos.

    É uma fruta muito saborosa e possui diversos nutrientes, na polpa existe ferro, fósforo, vitamina C e niacina, na casca existe pectina, peonidina, antocianina e muitas fibras. Na medicina as antocianinas possuem uma potente ação antioxidante, ajudando a eliminar moléculas instáveis de radicais livres. O chá obtido com a casca do fruto é usado como tratamento para diarreias e disenterias, para tratamento de inflamações crônicas nas amídalas se efetuam gargarejos com o chá, na fitoterapia é utilizada como antiasmática e para combater inflamações no intestino.

    Está espécie ocorrê em diversas regiões do Brasil, na Bahia, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Sul. Preferindo planícies aluviais de beira de rios, baixadas de mata pluvial, das submatas de altitude e de pinhais. Contudo nos últimos 200 anos tem sido cultivada e introduzida em quase todas as cidades brasileiras, cedendo até o nome para algunas delas como Jabuticabal no interior de SP. É muito utilizada como ornamental em paisagismos e para atrair pássaros e insetos.

    Sua madeira é muito resistente e é usada para o preparo de vigas, esteios, dormentes e obras internas. No entanto os benefícios da fruta inviabilizaram a derrubada das árvores para uso da madeira.

    O cultivo pode ser realizado através do plantio de sementes ou de enxertos, a taxa de germinação das sementes é baixa, mas nascem com bastante vitalidade. As árvores enxertadas requerem manutenção mais cuidadosa e vivem menos tempo, mas produzem mais cedo, com 3 a 5 anos idade. A planta jovem precisa ser mantida em ambiente semissombreado nos primeiros meses de vida. É preciso manter a terra sempre úmida, regar constantemente ou adicionar sistemas de gotejamento e podar os ramos baixos. Entre safras, é necessário escovar o tronco e os galhos para retirar cascas e resíduos das frutas e flores antigas. A colheita dos frutos devem ser realizadas com os frutos bem maduros, geralmente com coloração bem preta, podendo variar dependendo da variedade de jabuticabeira.

    Existem diversas variedades de jabuticabeira e até outras espécies que são comumente chamadas com o mesmo nome. Entre as variedades mais comuns temos as jabuticas sabará, olho de boi, rajada, paulista, açu, entre outras. Bem como outras espécies como a curiosa jabuticaba branca que mesmo madura permanece de coloração verde.

Dados da árvore:
Nome Popular: Jabuticabeira, jabuticabeira-preta.
Nome Científico: Plinia cauliflora
Local de Origem: Brasil
Diâmetro do tronco: 0,5 metros
Altura: 20 metros
Longevidade: 100 anos

Classificação Científica:
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Subclasse: Rosidae
Ordem: Myrtales
Família: Myrtaceae
Gênero: Plinia
Espécie: Plinia cauliflora

Sinônimos:
- Eugenia cauliflora
- Eugenia jaboticaba
- Myrcia jaboticaba
- Myrciaria cauliflora
- Myrciaria jaboticaba
- Myrtus cauliflora
- Myrtus jaboticaba

Reerências:
- BORGES, M.H.C.B. e MELO, B. Cultura da jabuticabeira.
- Lorenzi, Harri: Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil, vol. 1. Instituto Plantarum, Nova Odessa, SP, 2002, 4a. edição. ISBN 858617416X.
- Lorenzi, Harri et al.: Frutas brasileiras e exóticas cultivadas (de consumo in natura), Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP, 2006. ISBN 85867174232.
- NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013.
- Suguino, E., Martins, A. N., Turco, P. H. N., Cividanes Dos Santos, T. M., de Faria A. M. A Cultura da Jabuticabeira, Pesquisa e Tecnologia.




   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.